Teste de Impacto do SP2

setembro 29, 2015

Esta maravilhosa e rara foto foi postada na página Carciclopédia no Facebook, mostrando o resultado de um teste de impacto (crash test) realizado em abril de 1973 na Fábrica da Volkswagen na Rua do Manifesto no bairro Ipiranga em São Paulo.

Teste de Colisão do Volkswagen SP2 - Crash Test

Observando a imagem mais atentamente notamos uma inscrição na porta do passageiro onde está escrito IMPACTO, alguns caracteres que não consegui decifrar, a data 4/73 e, logo acima, um adesivo listrado amarelo e preto que ajuda a marcar até que ponto o carro se deformou. Na janela do motorista temos um adesivo quadriculado em branco e preto que ajuda na visualização do vídeo em câmera lenta, após o teste.

Notem que a traseira do veículo está bem alta e as rodas com cambagem positiva, além dos cabos que servem para marcar a velocidade do carro durante o teste (normalmente testes de impacto são feitos a 60km/h). Isto pode indicar duas coisas: o carro de teste podia estar sem motor (o que eu acho improvável) ou o chassis foi totalmente comprometido, levantando a traseira do carro. Notem que a tampa do porta-malas traseiro está aberta, a coluna A foi afetada de forma bem severa e a porta do passageiro está bem desalinhada. O pára-brisas se quebrou com o impacto.

Esta foto é bem interessante pois, naquela época, testes de colisão não eram tão comuns como hoje em dia, onde eles são feitos até mesmo antes do lançamento do carro. Mostra bem a evolução nos itens de segurança de um automóvel e acaba nos lembrando que carros antigos não são muito seguros, por isso cuidado redobrado ao dirigir seu antigo pelas estradas.

Talvez você goste também:

3 comentários

  1. Belo registro histórico Luciano!
    Graaaande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Em set/1977 eu era proprietário de um SP2 ano 1973 e fiz me próprio TESTE DE IMPACTO. Em breve mandarei as fotos. .

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário.

Curta Nossa Fanpage

Seguidores do Blogger