Protótipo Volkswagen SP3

setembro 17, 2009

Há quem ainda hoje duvide da sua existência, mas um protótipo foi realmente construído pela revenda VW/Porsche DACON de São Paulo por volta de 1976. O projeto evoluiu de uma carroceria normal de SP2, mantendo-se apenas as linhas básicas e utilizando um motor 1800 do Passat TS refrigerado a água, com cabeçote trabalhado, bem mais potente do que o 1700 original do SP2. Esta modificação fez a velocidade máxima chegar próxima dos 180km/h.

Motor do Volkswagen SP3

O propulsor foi localizado na traseira e o radiador de água na frente, no lugar do estepe, reduzindo a capacidade do porta-malas; a taxa de compressão foi aumentada, elevando a potência para cerca de 100 cv; a suspensão foi recalibrada, mas os demais elementos mecânicos permaneceram os originais.

Painel do Volkswagen SP3

O carro ganhou os instrumentos do Passat TS, bancos, volante Auto-Lita, rádio TKR cara preta, revestimento interno de couro, ar condicionado e vidros verdes Ray-Ban com comando elétrico além retrovisor do lado direito. A carroceria foi modificada, tanto para se adaptar à nova mecânica (traseira mais alta e grade dianteira) como para melhorar a estética do carro (entradas de ar para refrigeração do motor mais discretas, ampliação da área envidraçada lateral, eliminação dos ressaltos e frisos laterais). A suspensão da produção do SP2 pela Volkswagen Brasil entretanto, acabou por inviabilizar o projeto da DACON.

Meu grande amigo e blogueiro Felipe Nicoliello, profundo conhecedor dos automóveis Puma, fez o seguinte depoimento em seu blog:
"Nessa época, certo dia vejo da janela do meu escritório no Itaim, o SP3 verde claro metálico (cor exclusiva Dacon), parado na Rua Bandeira Paulista. O corre-corre estava a milhão, porque o carro estava pegando fogo na área do motor. Com ajuda dos profissionais da oficina em frente ao acontecimento, logo o problema foi sanado, salvando o SP3 de arder nas chamas. O único protótipo feito pela Dacon ficou a espera do guincho para ser levado de volta à oficina."
Até hoje não se sabe do paradeiro deste protótipo.

Protótipo Volkswagen SP3

O que quase ninguém sabe, no entanto, é que a produção do SP3 chegou a ser cogitada pela própria Volkswagen do Brasil, devido ás baixas vendas do SP2, porém foi abandonado pela montadora pois esta queria dar mais destaque ao Passat. Quando ainda estava em fase de projeto, a revista Quatro Rodas publicou uma matéria com o "segredo" do Volkswagen SP3 que seria desenvolvido, porém a idéia era que o carro teria motor dianteiro refrigerado à água, oriundo do Passat TS fazendo com que a traseira abrigasse um único porta-malas.

Revista Quatro Rodas - Segredo Volkswagen SP3

Revista Quatro Rodas - Segredo Volkswagen SP3

Com o declínio do projeto do SP3 pela VWB, a concessionária DACON assumiu o projeto e produziu um único protótipo. Abaixo segue a reportagem feita pela equipe da revista Quatro Rodas com as impressões sobre este protótipo. Clique nas imagens para aumentá-las e boa leitura.

Volkswagen SP3

Volkswagen SP3

Volkswagen SP3 - DACON

Agora fica uma pergunta no ar: por onde andará este protótipo? Se alguém souber, favor manifestar-se.

Talvez você goste também:

0 comentários

Curta Nossa Fanpage

Seguidores do Google+

Seguidores do Blogger