Troca do Cubo de Roda

outubro 14, 2015

Aproveitei este final de semana com feriado para trocar o cubo de roda traseiro esquerdo do meu SP2 pois estava com três, das quatro sedes dos parafusos, com a rosca espanada, o que me fez literalmente perder a roda numa volta que dei no quarteirão, tudo isso por causa de um borracheiro que deve ter a mãe na zona, por deixar o carro assim e não me avisar nada.
O trabalho em si não é muito complicado mas é preciso ter paciência e as ferramentas certas para poder sacar a porca central do eixo, que é do tipo castelo de 36mm. Pedi umas dicas pro meu grande amigo Luciano Brum do excelente blog Vida de Fusqueiro, o qual me deu todos os passos para efetuar a troca. Em cerca de 40 minutos o serviço estava pronto.

O primeiro passo é engatar o carro, suspender a traseira e retirar a roda. Depois retiramos os dois parafusos que prendem o tambor do freio e o removemos, deixando seu mecanismo à mostra. A porca central tem um contra-pino que deve ser retirado antes de sacar a referida porca. Tome muito cuidado para não quebrá-lo e, se isso ocorrer, o contra-pino deverá ser substituído. Agora, com uma chave combinada de 36mm tente soltar a porca, sempre segurando a chave o mais na ponta que puder para ter mais torque. Se for preciso borrife desengripante e dê umas pancadas na volta da porca com um martelo para afrouxá-la. Uma vez solta, podemos puxar o cubo antigo para fora, lembrando que ele tem seu interior estriado e pode estar emperrado na ponta do eixo. Se isso ocorrer, calce uma chave de fenda grande na sua traseira e vá movimentando para que o cubo se solte. Encaixe o cubo novo (que é o mesmo da Brasília) até o fundo. Depois, pegue um taco de madeira grosso, encoste no cubo e dê pancadas com um martelo para que ele assente por completo no fundo, sem deixar folgas.

Trocando o cubo de roda do Volkswagen SP2_a

Agora faremos o inverso: recoloque o tambor de freio e aperte os  dois parafusos que o prendem no lugar. Aperte a porca castelo com cuidado para que ela não encaixe enviesada. Aperte o máximo que puder. Uma dica para apertar bem a porca é recolocar a roda no lugar (apertando dois parafusos somente) sem o copinho plástico central, baixar o macaco até a roda assentar por completo no chão e puxar o freio de mão. Com isso você terá apoio suficiente para apertar bem a porca.

Trocando o cubo de roda do Volkswagen SP2_b

Certifique-se que a porca fique alinhada com o furo do contra-pino. A ponta do eixo tem dois pares de furos que são alinhados, porém em ângulos diferentes com mostra a figura.

Detalhe da porca castelo

Desta forma, a cada 1/6 de volta, sempre teremos uma ranhura da porca alinhada com um dos furos na ponta do eixo. Agora é só bater o contra-pino de volta na sua sede e dobrar as pontas para fora para fixá-lo no lugar.

Trocando o cubo de roda do Volkswagen SP2_c

Feito isso, é só instalar a roda novamente no lugar e não esquecer de dar uma volta no quarteirão para a suspensão assentar corretamente.
A propósito: com a troca do cubo, os 4 parafusos deram aperto normalmente. Problema resolvido!

Talvez você goste também:

0 comentários

Deixe aqui seu comentário.

Curta Nossa Fanpage

Seguidores do Blogger